Comece pelo mais difícil, de Brian Tracy

Diariamente, preciso realizar várias tarefas as quais incluem trabalhar oito horas diárias, deixar a casa organizada, preparar o jantar, dar atenção ao marido e à família, malhar, estudar, ler e escrever. Confesso que me sinto muito mal quando percebo que não estou executando tudo como gostaria. Pesa demais na minha consciência. Não tenho quase ninguém para me cobrar nada, entretanto minha própria cobrança vale por mil.

Não sei bem quando concebi a ideia de que tudo tem que estar organizado. Aliás, confesso: começou a ser desenvolvida aos vinte nove anos. Acho até que faz parte dessa tal de crise dos trinta sobre a qual já ouvi falar. Mas o fato é que essas tarefas elencadas são prioridades para mim (repetirei isso no final desse texto).

Certo dia, acordei com aquele sentimento de que algo precisava ser feito ou mudado. Assim, no início de 2016, comecei a organizar alguns setores da minha vida, como alimentação, exercícios físicos e estudos. E é impressionante como, à medida que vamos ajeitando algumas coisas, logo aparece a necessidade quase automática de arrumar outras. É tipo efeito cascata. Consequentemente, quis organizar as finanças, a casa, o trabalho, enfim, a vida.

E onde entra a história do livro Comece pelo mais difícil, de Brian Tracy?

Acontece que eu estava com essa sensação já descrita de que precisava organizar todos os setores de minha vida e resolvi me dirigir à livraria para pensar melhor. Chegando lá aproveitei para comprar um livro que tanto queria (Vira-lata de Raça, de Ney Matogrosso) e aproveitei para dar um passeio por entre as prateleiras e folhear os livros que me chamavam a atenção, quer pela capa, quer pelo título. Quando comecei a verificar o livro Comece pelo mais difícil – 21 ótimas maneiras de superar a preguiça e se tornar altamente eficiente e produtivo, pensei logo: é disso mesmo que preciso. Li alguns trechos, gostei e o levei para casa.

Já no prefácio há um aviso que todos nós temos que manter guardadinho em nossa cabeça: Você NUNCA terá tempo para fazer tudo o que precisa. Entendeu? Sendo assim, será necessário priorizar. Sempre haverá mais tarefas a cumprir do que você é capaz de realizar no tempo disponível. Você só conseguirá assumir o controle de seu tempo e de sua vida se mudar a maneira de pensar, trabalhar e lidar com o fluxo infindável de responsabilidades que surge diariamente. Só conseguirá assumir o controle de suas atividades se parar de fazer determinadas tarefas e começar a investir mais tempo naquelas poucas que de fato vão fazer a diferença em sua vida.

E antes de continuar o texto, preciso alertá-los, meus leitores, no sentido de que minha intenção é apenas ajudá-los a encontrar soluções para os desafios que vocês enfrentam, principalmente quanto à procrastinação, entretanto enfatizo algo bem óbvio: nem eu, nem ninguém poderá agir em seus lugares.

Feita essa ressalva, continuemos… Creio que viver sem objetivos na vida não tem muita graça. Logo, primeiro de tudo – liste seus objetivos. Aquilo que vocês querem conquistar: pode ser um emprego, praticar mais exercícios físicos, fazer uma dieta, poupar, trabalhar mais ou trabalhar menos, ler mais, passar mais tempo com a família, enfim, aquilo que é importante para vocês. Coloquem todos os seus objetivos no papel. Materialize-os. E, após listá-los, escreva quais metas você terá que cumprir para alcançar o objetivo. Vou dar um exemplo:

OBJETIVO: EMAGRECER
Meta 1: seguir uma dieta restritiva;
Meta 2: praticar exercícios físicos;
Meta 3: dormir bem.

Veja que as metas 1, 2 e 3 são os ações a serem desenvolvidas para alcançar seu objetivo de EMAGRECER.

Para atingir seu objetivo é muito importante o uso de uma palavrinha muito bacana e que não precisa ser economizada. Ela se chama NÃO. Não aos doces, não à vontade de ficar mais tempo na cama ao invés de ir malhar, não aos churrascos de finais de semana, não à bebida alcoólica, entre tantas outras coisas que podem atrapalhar o fim almejado.

E não pense que você ficará motivado só em ler o que escrevo. A motivação só vem quando agimos. Não espere ter motivação pensando no que tem que fazer. Apenas, levante-se e faça. A prática é a chave para alcançar o domínio de qualquer habilidade. Sua mente é como um músculo: quanto mais você a utiliza, mais forte ela se torna. Por meio da prática você pode aprender qualquer comportamento e desenvolver quaisquer hábitos desejáveis ou necessários.

Ação se transforma em hábito. Faça e repita o que faz, pois a repetição e a prática são fundamentais para superar a procrastinação (a enrola) e cumprir rapidamente as tarefas mais importantes.

A transformação passa primeiro pela mente (pelo interior). Faça imediatamente o que tem que ser feito, pois se não o fizer o enrolado será você.

Vamos agora aos capítulos do livro:
Capítulo 1 – Defina seu propósito.
Você precisa decidir o que deseja conquistar em cada área de sua vida.
Passo 1 – Determine exatamente o que você quer;
Passo 2 – Escreva o que você deseja alcançar;
Passo 3 – Estabeleça um prazo para seu objetivo; se necessário, divida-o em etapas menores;
Passo 4 – Prepare uma lista de tudo o que você acha que precisará fazer para alcançar seu objetivo;
Passo 5 – Transforme a lista num plano organizado (ponha as atividades em ordem de prioridade);
Passo 6 – Coloque seu plano em ação imediatamente (AGORA, ENTENDEU?) Seja qual for a tarefa, não deixe de realizá-la um dia sequer.
Passo 7 – Todos os dias, faça algo que o aproxime de seu objetivo principal (Siga em frente, sempre!)
Pense em seus objetivos e revise-os diariamente. O autor do livro sugere que listemos 10.

Trace um plano e a cada dia faça alguma coisa que o aproxime dessa meta.

Capítulo 2 – Planeje cada dia.

Estabelecer metas, elaborar planos e dar andamento a eles determina o curso de sua vida.
Cada minuto gasto com planejamento economiza pelo menos 10 minutos de execução.

Quando nos empenhamos para cumprir nossas metas e vemos o progresso, ficamos mais motivados a superar a procrastinação (a enrola/o deixar para amanhã que nunca chega).

Capítulo 3 – Aplique o princípio 80/20

Apenas 20 % de suas tarefas representam 80% do valor de tudo o que você faz. Sabe o que isso significa?

Em uma lista de 10 itens, mesmo que todas as atividades demorem o mesmo tempo para serem realizadas, duas delas valerão muito mais do que as outras oito juntas, e pode acontecer até de um só item da lista valer mais do que os outros nove reunidos.

E lembrem-se: Tudo o que você faz repetidas vezes torna-se um hábito.

Capítulo 4 – Reflita sobre as consequências

Preveja as consequências de suas ações. Analise suas opções e seus comportamentos atuais para se certificar de que estão agindo de acordo com o futuro que deseja.
Como esperar resultados diferentes se estou agindo sempre igual?

Regras básicas:
1. Pensar nos projetos em termos de longo prazo melhora a tomada de decisão no curto prazo.
2. A intenção futura influencia e muitas vezes determina as ações do presente.
3. Nunca haverá tempo suficiente para fazer tudo o que precisa.

Segundo a lei da eficiência forçada: Nunca há tempo para fazer tudo, mas sempre há tempo para fazer o mais importante. Ou seja, é tudo questão de prioridade, conforme disse Goethe: As coisas mais fundamentais nunca devem ficar à mercê das que não fazem diferença. Quantas horas você passa todos os dias navegando nas redes sociais enquanto precisa apenas de quarenta minutinhos para se exercitar diariamente?

Voltemos ao exemplo dado: OBJETIVO: emagrecer. Repito, ficar horas e horas acessando as redes sociais não fará com que você atinja esse objetivo. Então, essa atividade não fará qualquer diferença tendo em vista o fim que almeja.

Basta se engajar, e sua mente dará a partida. Comece, e o trabalho será concluído – Goethe.

Capítulo 5 – Pratique a procrastinação criativa
A procrastinação criativa é aquela em que você deixa para depois tudo que não é importante.

Regra: Livre-se das atividades sem importância para controlar seu tempo e sua vida.

Eu digo não a tudo que não seja absolutamente essencial no momento.

A palavra não é uma das mais poderosas no âmbito do gerenciamento do tempo. Diga-a com clareza, para não haver mal-entendidos, e sempre que necessário. Incorpore-a ao seu vocabulário. Seja delicado, mas firme, para não acabar concordando em fazer algo contra sua vontade.

Quer um doce? NÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!

Tem mais uma dica maravilhosa: Para fazer algo novo, você precisa terminar ou parar de fazer algo velho. Para uma atividade entrar em sua agenda, é preciso que outra saia.

Capítulo 6 – Use o método ABCDE.
Você cria uma lista de tudo o que precisa fazer ao longo do dia. Em seguida, antes de começar a primeira tarefa, escreve a letra A, B, C, D ou E ao lado de cada lista. Sugestão: faça a lista no dia anterior. Caso se lembre de mais alguma coisa, acrescente à lista.

Comece pela tarefa mais difícil. Engula seu pior sapo nas primeiras horas da manhã. Foi pensando nisso que passei a malhar bem cedinho.

Não se distraia com problemas sem importância enquanto você ainda precisar cumprir uma tarefa fundamental.

Capítulo 7 – Concentre-se nas áreas que geram resultados fundamentais.
Quando você concentra todos os seus recursos físicos e mentais, sua capacidade de resolver problemas se multiplica.

Entretanto, sua concentração deve estar direcionada para áreas importantes. Não gaste tempo com o desnecessário.

Capítulo 8 – Aplique a lei das três tarefas.

Consiste em elencar as três tarefas essenciais sob sua responsabilidade.

Capítulo 9 – Prepare-se minuciosamente.
Qualquer que seja seu nível de capacidade atual, você tem um potencial muito maior do que jamais poderá desenvolver ao longo da vida.

1) Crie um espaço de trabalho confortável.
Quanto mais organizado e limpo você deixar o ambiente, mais fácil será iniciar suas atividades e passar longos períodos concentrado na tarefa com afinco.

Descobri a importância da organização e quero aplicá-la em todos os setores possíveis. Comece organizando sua casa, seu ambiente de trabalho e verá a diferença que isso fará em sua vida.

2) Avance em direção a seus sonhos.

Assim que finalizar a preparação, reúna coragem e dê o primeiro passo.

3) Dê o primeiro passo.

Aja imediatamente! Agora! Já!

Capítulo 10 – Um passo de cada vez.

Para subir uma escada de 50 degraus é necessário passar pelo primeiro. Para correr 10 KM é preciso dar o primeiro passo.
Se você tiver disciplina e der apenas um passo de cada vez, será capaz de realizar as maiores tarefas. O importante é fazer um pouco a cada dia. Seja constante e disciplinado. Gradualmente alcançará seus objetivos.

Para conquistar a independência financeira, por exemplo, é preciso economizar um pouco todo mês. Para ter saúde e entrar em forma, é preciso comer um pouco menos e praticar um pouco mais de exercícios.

Dê o primeiro passo imediatamente! Siga em frente com disciplina e determinação.

Capítulo 11 – Aprimore suas principais habilidades.
Nunca pare de aprender: “O aprendizado contínuo é o requisito básico para o sucesso em qualquer área”. Os únicos limites para sua evolução e sua velocidade de aprendizado são aqueles que você mesmo cria em sua imaginação”.

Capítulo 12 – Identifique suas maiores limitações.
Aprenda a se autoavaliar: O que existe dentro de você que está impedindo seu desenvolvimento? Preguiça, indisposição, desmotivação… Reflita!

Capítulo 13 – Ponha a pressão em si mesmo.

Pare de dar desculpas e de culpar os outros pelo que você deixa de fazer. Se você estiver esperando que alguém te motive, espere sentado. Assuma o controle de sua vida! Cresça!

Capítulo 14 – Motive-se a agir.

Você tem que ser o seu principal agente motivador. Seus motivos é que devem fazer você agir. Pode parecer frase de autoajuda. Que seja! Mas, não deixa de ser verdadeira. Escolha sua postura diante de sua própria vida. Faça o que deve ser feito, querendo ou não. Isso é disciplina. Antes que qualquer atividade seja concretizada, ela passa, em primeiro lugar, pelo pensamento. Portanto, controle seus pensamentos. Você se torna aquilo que pensa. Durma pensando: “amanhã farei tais coisas”. E as faça!

Capítulo 15 – A tecnologia não controla sua vida.

Ou ela controla a sua? Já parou para pensar quantas horas por dia você fica acessando a internet, whatsapp, facebook, instagram, etc e tal? Pois pare e pense! Falando muito sério agora: PARE COM ISSO! VOCÊ ESTÁ DESPERDIÇANDO SEU PRECIOSO TEMPO. Você pode vir a ter qualquer coisa que deseja, mas se desejar tempo de vida não vai conseguir comprar em nenhuma freguesia. Não perca tempo com futilidades, com a vida alheia, com as redes sociais, com programas de TV que idiotizam você. Diga NÃO a tudo isso.

Para você permanecer calmo, lúcido e plenamente eficaz procure se afastar da tecnologia com certa regularidade.

Evite a dependência.
Recupere seu tempo.
Recuse-se a ser um escravo da tecnologia.
Pratique a DESINTOXICAÇÃO DIGITAL.

Capítulo 16 – Você comanda a tecnologia.
Ou é ela quem comanda você?
Assuma o controle de sua comunicação.
Assuma o controle de seu tempo (só aceite tarefas que estão de acordo com as suas prioridades).
Assuma o controle de suas emoções por meio do uso racional da tecnologia.

Capítulo 17 – Direcione sua atenção.

Tudo na vida é o estudo da atenção; sua vida segue para onde sua atenção se volta.

A atenção focada é a chave para o alto desempenho.

Capítulo 18 – Divida a tarefa em etapas.

Uma tarefa lhe parece enorme? Divida-a em tarefas menores, entretanto assuma o compromisso de concluí-las.
Ao concluir uma parte menor da tarefa, você se sente estimulado a fazer o mesmo com a outra parte, depois mais outra, e assim por diante.

Uma vez que você começa a agir, tem a sensação de que está progredindo e de fato realizando a tarefa.

Concentre-se no que está fazendo, na ação. O resultado virá.

Capítulo 19 – Estabeleça horários específicos para realizar tarefas importantes.

Nada dá mais poder à sua vida do que concentrar todas as suas energias em um conjunto limitado de metas.

Não dá para fazer tudo ao mesmo tempo. Estabeleça suas prioridades (no papel) e se concentre nelas.

Marque compromissos consigo mesmo e obrigue-se a cumpri-los.

Um dos melhores hábitos para aumento da produtividade é se levantar cedo e trabalhar em casa pela manhã por duas ou três horas.

Uma das principais maneiras de obter um excelente desempenho e ser altamente produtivo é utilizar cada minuto da maneira mais eficiente. (NÃO SEJA ASSASSINO DO SEU TEMPO).

Aproveite os intervalos para trabalhar em tarefas importantes, um pouco de cada vez.

Mantenha-se concentrado naquilo que é de sua responsabilidade.

Capítulo 20 – Desenvolva um senso de urgência.

Não espere; o momento nunca será perfeito. Comece por onde você está agora e utilize as ferramentas ao seu dispor. Você encontrará outras melhores à medida que avançar.

Foque na ação. Pense, planeje e estabeleça prioridades.

Em vez de falar sobre o que vai fazer, você simplesmente age, concentrando-se nos passos que começará a dar de imediato e no que pode fazer agora mesmo para alcançar os resultados desejados

Repita para si mesmo: Faça isso agora! Depois, levante e faça. Crie o hábito de agir rápido.

Capítulo 21 – Uma tarefa por vez.

Esforce-se e concentre-se até a finalização do trabalho. Você conhece alguém que tenta fazer mil coisas ao mesmo tempo e no final das contas não faz nenhuma? Uma tarefa por vez significa que se você tem que lavar o banheiro, a louça e passar a roupa, você não fará todas ao mesmo tempo. Termine de lavar o banheiro. Depois, lave a louça. Depois, passe a roupa. Desenvolva a autodisciplina: a capacidade de se obrigar a fazer o que é preciso no momento necessário, esteja você disposto ou não – Elbert Hubbard.

O sucesso em qualquer área exige muita disciplina, autodomínio e autocontrole. Não controle os outros, o que o outro faz. Reflita sobre o que você anda fazendo e transforme-se. Só sobre si mesmo é que você é capaz de exercer qualquer tipo de poder. Seja disciplinado, perseverante, determinado, persistente. Tenha força de vontade e coragem. O que você deixou de fazer até aqui não importa mais. Você não consegue mudar o passado. Então, não perca seu tempo se concentrando nele ou lamentando. A vida é aqui e agora. Levante e ande! Faça! Ninguém vai fazer por você o que tem que ser feito.

Crie o hábito de resolver a sua maior pendência logo pela manhã.

A minha tarefa mais difícil é malhar. Depois de ler esse livro resolvi que é a primeira coisa que devo fazer.

É isso leitores. Aprendi tanto com esse livro que quero muito que vocês também aprendam. Adquiri os conhecimentos e comecei a aplicá-los. Gosto de chamar a responsabilidade das coisas para mim. Não gosto de culpar terceiros. Não gosto de inventar desculpas, pois eu não me permito enganar. E que adianta enganarmos o outro se no fundo sabemos que não estamos fazendo o que deveríamos? A nossa consciência não escapa de nós mesmos.

“Ah! Eu não como e engordo.”
“Ah! Eu não estudo, porque não tenho tempo.”
“Ah! Eu não faço dieta porque meus amigos gostam de comer guloseimas e eu não resisto.”

Essas desculpas me dão nos nervos. Melhor dizer que essas coisas não são suas prioridades. As minhas prioridades são aquelas que elenquei no início: dar atenção aos que amo, malhar, fazer dieta, ler, escrever, estudar, fazer a janta (para não comer besteira e manter a dieta) e manter a casa em ordem (ambiente limpo e organizado ajuda a manter a cabeça organizada).

Digo NÃO facilmente. Não vou onde não me sinto bem. Não faço coisas que não sinto vontade. Não vou a lugares que não gosto. Não me reúno para falar besteiras. Não sento para fazer fofocas. Não faço questão de agradar. E não tenho tempo a perder. Assim, tenho conseguido fazer o que é importante para mim. Espero que vocês reflitam, parem de perder tempo, digam ao celular quem manda nele e consigam alcançar os seus objetivos.

É caminhando que se faz o caminhar.

É agindo que se consegue conquistar.

Não desperdicem o tempo de vocês (de novo). Não desperdicem o tempo de vocês (repito). Passados trinta anos, vocês desejarão ter começado hoje. Sendo assim, aja e pare de enrolar.

Ah! E, se puderem e quiserem, leiam o livro Comece pelo mais difícil. Marque os trechos importantes. Volte neles sempre que achar necessário. Os livros estão aí para nos dar os melhores conselhos. Cabe a nós refletirmos se vale ou não a pena praticá-los.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s