Correio Feminino, de Clarice Lispector (ou Como seduzir)

Esse texto é direcionado para uma categoria específica de mulheres. Faço questão de enunciar esse prévio esclarecimento para poupar algumas leitoras de perderem o precioso tempo delas com um assunto que não lhes interessa. Portanto, aqui escrevo para aquelas que gostam de homens e desejam seduzi-los e conquistá-los. Caso, querida leitora, não se enquadre nesse tipo, aconselho parar a leitura por aqui. Certamente, você tem coisas muito mais importantes a fazer, assim, podemos nos encontrar numa outra oportunidade na qual eu escreva sobre assuntos gerais ou mais úteis. Sinta-se à vontade para retirar-se, pois isso em nada prejudicará a relação tecida entre nós. Portanto, até a próxima.

Para as leitoras que ficaram, presumo que tenham um profundo interesse pelos homens e desejam seduzi-los acima de qualquer coisa. Imagino que o principal objeto de desejo de vocês sejam eles, assim como o objeto principal de desejo dos homens são as mulheres. Claro que estou me referindo às mulheres que gostam de homens e aos homens que gostam de mulheres. Não tratarei aqui dos casos de desejo e conquista de pessoas do mesmo sexo pelo simples fato de que não sei como funciona e não tenho intenção nenhuma de seduzir outra mulher. Só posso falar sobre aquilo que está ao meu alcance e deixo para outros a tarefa de falarem a respeito daquilo que está sob o domínio deles, afastando-me da presunção e do pedantismo.

Vamos lá?

Os homens são seres muito simples. Nós mulheres é que somos complexas, cheias de exigências e chatices. Pudera. Ninguém merece essa condição mensal que nos deixa tão atordoadas, impacientes, irritadas, mas que justifica em muito o fato de sermos como somos. Obra da natureza. Nada podemos fazer. Mesmo se matássemos todas as serpentes do mundo, a maldição já fora lançada e só nos resta aceitar o destino que nos cabe. Somos mulheres. Todas filhas de Eva. Astuciosas mulheres… Adão quem o diga!

Desde que Eva o seduziu, o segredo nos foi revelado. O homem infringiu a lei de Deus, porque a mulher que esse mesmo Deus fez para acompanhar o homem pode ser irresistível. O homem passou a conhecer a morte pelas mãos de uma mulher, mas também por intermédio de outra mulher conheceu a possibilidade de uma nova vida. Virgem Maria! Eu já estou é desviando o assunto.

E onde estão essas mulheres irresistíveis? Estão cada vez mais escassas, digo-lhes. Elas se cansaram de ser irresistíveis, porque ser irresistível é cansativo mesmo. Exige um esforço de nossa parte. Esforço físico, mental e espiritual que nem todas estão dispostas a fazer para, ao final, terem apenas um homem a seus pés. Vale o esforço? Respondo de modo muito pessoal: para mim, vale muito!

Seduzir é uma arte. Não é algo mágico que se consegue ao lançar tão somente um olhar 43. Arte é uma habilidade realizada de forma consciente, controlada e racional. É por isso que ninguém sai seduzindo todo mundo por aí. É por isso que os sedutores são a exceção e não a regra.

Antes de tudo, preciso ser bem sincera: primeiramente, os homens são atraídos pela aparência física da mulher. Neguem o quanto quiserem, mas é a verdade. Reparem bem o que acontece com os homens quando uma mulher bonita invade um ambiente. Todos eles se curvam espontaneamente, ficam boquiabertos e tão bobos que mal conseguem disfarçar.

A beleza atrai, isso é mais que óbvio, no entanto não é suficiente para manter um homem apaixonado e embasbacado por muito tempo. Há mulheres que até deixam os homens hipnotizados com sua notável beleza, mas quando abrem a boca para emitir qualquer opinião fazem esses homens voltarem do transe em poucos minutos. Proferem tanta babaquice que não compensa em nada a beleza que possuem.

Para seduzir, uma mulher tem que falar pouco e ouvir muito. Nada mais desagradável do que uma mulher faladeira, que mais parece uma goteira pingando em dia de chuva. Poucos homens suportam uma mulher que fala demais.

A aparência é muito importante e pouco tem a ver com possuir uma beleza do tipo miss. A mulher precisa cuidar de si, ter uma pele limpa e macia, cabelos sedosos e com o brilho daqueles que são lavados diariamente. Deve se preocupar em manter a saúde do corpo, por meio de um sono reparador, prática de exercícios físicos e uma alimentação balanceada e escassa de açúcares e gorduras que tanto prejudicam sua pele e silhueta. Uma mulher bem cuidada é reconhecida a quilômetros de distância e os homens são extremamente seduzidos por ela.

O perfume também conta muito na arte da sedução. As mulheres perfumadas deixam sua marca por onde quer que vão. Se nada mais chamar a atenção, o perfume fica e é preciso saber escolhê-lo como um complemento à sua personalidade. Há sempre um pouco de doçura nas intenções da mulher que carrega um perfume na bolsa.

A feminilidade é uma poderosa arma ao alcance da mulher e a discrição uma característica altamente apreciável. A mulher de gestos rudes e grosseiros pouco atrai. As que falam e riem alto espantam. As que bebem e fumam demais perdem toda a sua graça perante os homens.

A forma como a mulher caminha revela a sua elegância. A sedutora não anda como quem corre. Ela caminha de cabeça e ombros erguidos como se fosse levitar. Os saltos ajudam muito nessa hora, mas se você não tem tanto traquejo para usá-los, livre-se deles.

A mulher que quer seduzir precisa ter doçura ao falar, gestos amenos ao se expressar, educação ao discordar. Precisa se vestir com roupas que valorizem seu corpo e denotam o seu garbo. Nada de roupas muito curtas, decotadas e justas. Quanto menos se revela, mais uma mulher seduz. Quanto mais esconde, mais atiça o desejo masculino.

A maquiagem conta muito no conjunto da obra. Uma pele uniformizada, um leve batom, um rímel, um ajuste nas sobrancelhas faz toda a diferença. Outra coisa: a mulher fica mais atraente com os cabelos soltos, desde que estejam sedosos, limpos e cheirosos. Homens costumam não resistir a uma jogada despretensiosa dos cabelos. Ah! Eles também adoram pernas cruzadas. Mulher que senta com as pernas abertas é um horror.

Um amigo certa vez me disse: A primeira coisa que olho numa mulher são as mãos. Se as mãos e as unhas dela estão feias e mal cuidadas, já  fico imaginando o resto. Parece besteira, mas mãos sedosas e unhas feitas contam muito na hora de seduzir, pois revela autocuidado.

Nunca se revele totalmente a um homem. Há mulheres que querem contar tudo que já viveram, todas as frustrações, demonstram todas as suas carências, inseguranças, choram pelo que tiveram e não tiveram, apresentam todos os seus defeitos. É claro que o homem vai fugir. Primeiro, evidencie, por sugestão, tudo de melhor que você tem. Os defeitos saltarão aos poucos sem que se esforce para isso. Mas, quando isso acontecer, o homem já terá notado suas qualidades e será muito mais difícil desistir de você. Ao se fazer notar pelo que há de bom, os defeitos parecerão bem menores aos olhos dele.

E mais, ninguém aguenta lamúrias e reclamações. Essa atitude afasta todos de você.

A mulher sedutora tem outras aspirações que vão além de uma conquista amorosa. O alcance de sua visão não pode estar presa apenas ao homem e ao lar. Precisa se inteirar do que acontece ao seu redor, dedicar um tempo à leitura e ao próprio desenvolvimento. Afinal, nada é tão desinteressante como a mulher que não se importa com nada daquilo que está além de seus olhos.

A alegria e o bom-humor devem ser cultivados. Ninguém merece uma mulher de cara amarrada e mal humorada. Nada deixa uma mulher tão feia quanto o mal humor. Ela enfeia a si própria e contamina todo o ambiente em que se faz presente. E nunca seduzirá ninguém. Pode até achar quem a queira. Mas, nesse caso, seu amado vai morrer de tédio ou viver embriagado.

Repito, bom humor e alegria são fortes armas de sedução. Não a alegria estridente, mas aquela que se revela pelo brilho dos olhos. Ah! E os olhos… Esses dizem tudo e um pouco mais…

Outra coisa, se você souber cozinhar e se dispuser a preparar algo para o homem que quer seduzir, provavelmente terá dado um grande passo. É uma boa hora para mostrar o seu tempero: antes, durante e depois. Isso não quer dizer que você deve morar numa cozinha para agradar um homem. Tenha equilíbrio e saiba dosar. Aliás, mulher equilibrada seduz muito mais. Nem muito sonsa, nem muito histérica. O meio termo é sempre a melhor opção.

Sedução requer delicadeza, vontade e muita sutileza. É preciso gostar e querer seduzir. Não pode ser algo forçado e destituído de prazer. Afinal, nada assim pode ser. Uma sugestão é: imagine que está imersa numa brincadeira deliciosa enquanto seduz.

As mulheres que têm preguiça, as que acham perda de tempo, as que se cansaram e as que não têm paciência, não seduzam, ora bolas. Mulher nenhuma é obrigada. Como anunciei no início, escrevo aqui é para aquelas que, assim como eu, acham graça e querem aprender essa arte ousada. E como toda arte, à medida que se aprende, vai aperfeiçoando, tomando gosto pela coisa e…

E, quando menos se espera, seduz a si mesma num enlace que não tem mais volta.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s